-A A +A
Alegre - ES

Atividades externas

Os docentes do PPEQ desenvolvem um conjunto de atividades complementares, seja participando de palestras e cursos, sem deixar de destacar a permanente busca de parcerias e recursos. Além disso, alguns docentes do PPEQ atuam em cargos administrativos (Coordenação do curso de graduação em Engenharia Química, Chefia e Subchefia do Departamento de Engenharia Rural e Direção do CCAE/UFES), conselhos e comitês bem como revisores de artigos.

Especificamente, podem ser citados:

  • O docente Geraldo R. Mauri é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2 (Processo 303052/2013-9), tem experiência como revisor de projetos de fomento do CNPq e atuou como vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFES.

  • Os docentes Iara Rebouças Pinheiro e Christiano Jorge Gomes Pinheiro são respectivamente Chefe e Subchefe do Departamento de Engenharia Rural/CCAE, onde está lotado o curso de graduação em Engenharia Química.

  • O docente Christiano Jorge Gomes Pinheiro é membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UFES.

  • A docente Iara Rebouças Pinheiro é membro do Conselho do CREA-ES.

  • O docente Demetrius Profeti é membro do Comitê de Assessoramento da FAPES.

  • Alguns docentes coordenam, ou subcoordenam, ou já coordenaram cursos de graduação na UFES. São eles: Audrei G. Barañano; Geraldo R. Mauri; Fabrício T. Vieira; Iara R. Pinheiro; Luiz A. Borges Jr; Mirna A. Neves. Além disso, a docente Andrea Oliveira Souza da Costa foi a primeira coordenadora do PPEQ e a docente Simone Pereira Taguchi Borges já foi Subchefe do Departamento de Engenharia Rural/CCAE.

  • Alguns docentes possuem experiência na elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação e participaram da implantação de tais cursos na UFES.

  • O docente Luiz A. Borges Jr atuou como perito criminal da Polícia Civil do Estado de São Paulo, onde teve contato com diferentes rotinas e equipamentos de análises experimentais. Tal experiência amplia a área de atuação deste profissional (inclusive para trabalhos de sindicância ou comissões internas na UFES).

  • A docente Audrei G. Barañano atuou no setor industrial (indústria farmacêutica) como pesquisadora líder no setor de Pesquisa e Desenvolvimento, divisão Farmoquímicos, e como integrante da Comissão de Ética em Pesquisa. O docente Luiz A Borges atuou na indústria Têxtil como Engenheiro Químico. Nesta ocasião, estes profissionais puderam aplicar os conceitos adquiridos durante sua formação acadêmica. Tal vivência facilita a aproximação do corpo docente com o setor industrial.

  • Alguns docentes atuam como revisores de artigos do seguintes períodicos: Brazilian Journal of Chemical Engineering - Impresso e Online, Pesquisa Operacional, Computers & Operations Research, Transportation Science, Produção (São Paulo. Impresso), Journal of Transport Literature, Omega (Oxford), Journal of Chemical and Chemistry, Águas Subterrâneas (São Paulo), Journal of Materials Processing Technology, Surface and Coatings Technology, Journal of Alloys and Compounds, Open Journal of Inorganic Non-metallic Materials, Journal of Colloid and Interface Science, International Journal of Hydrogen Energy, Nanoscience and Nanotechnology Letters, Journal of Power Sources (Print), Hydrogeology Journal, Geologia USP - Série Científica e Journal of Chemical Engineering and Chemistry.

Vale destacar que o projeto e desenvolvimento dos laboratórios relatados, bem como a instalação de equipamentos, foram atividades todas realizadas pelo corpo docente do curso de graduação em Engenharia Química, já que não dispunha técnico. Além disso, os professores tem forte envolvimento na organização da Semana Acadêmica de Engenharia Química da UFES (SEQUFES), uma vez que é necessário buscar financiamento, principalmente junto à FAPES, para realização do evento.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000