-A A +A
Alegre - ES

Fundamentos da Engenharia Química

Código: PPEQ-1001
Curso: MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Definição de matéria-prima, processo e produto. Apresentação de processos químicos representativos da indústria. Parâmetros usuais para a descrição de correntes de processos: composição, temperatura, pressão, densidade, viscosidade. Dimensões, unidades e sistemas de unidades. Conceitos e definições básicas: energia cinética, potencial, interna, calor e trabalho. Funções de estado. Capacidades caloríficas a pressão e volume constantes. Formulação da primeira lei da termodinâmica para sistemas em escoamento.
Balanços de massa e energia. Formulação e aplicação da lei da conservação de massa e energia a processos físicos e químicos. Balanços materiais: globais e por componentes. Conceituação de sistemas e processos: batelada, semi-batelada e contínuo; regime permanente e transiente. Processos com sistemas reacionais. Reagente limitante, conversão, grau de avanço das reações, percentagem em excesso, seletividade e rendimento.
Bibliografia: Felder, R. M.; Rousseau, R. W. Princípios elementares dos processos químicos. 3ª edição, Rio de Janeiro: Editora LTC, 2005.
Himmelblau, D.M.; Riggs, J. B., Engenharia Química – Princípios e Cálculos, 7ª ed., Rio de Janeiro, LTC, 2006.
Moran, Michael J.; Shapiro, Howard N. Princípios de termodinâmica para engenharia. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2008. xi, 681 p.
Perry, R.H.; Green, D.W. Perry’s Chemical Engineer’s Handbook, 8th ed., McGraw-Hill, 2007.
Smith, J.M., Van Ness, H.C., Abbott, M.M. Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química, Editora LTC, 7ª ed., 2007.
Artigos científicos

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000