Solicitação de registro

As atividades complementares desempenham um papel crucial em sua trajetória acadêmica, proporcionando oportunidades valiosas para expandir conhecimentos, habilidades e experiências além da sala de aula. Essas atividades podem possuir caráter acadêmico, científico, cultural e de extensão, sendo divididas em uma variedade de modalidades: participação em eventos científicos, cursos presenciais ou à distância, projetos pesquisa, ações sociais, publicação de artigos, representação estudantil, entre muitas outras opções. Todas elas visam complementar e enriquecer sua formação e permitem explorar áreas de interesse, desenvolver competências específicas e se envolver em experiências práticas relevantes para sua futura carreira profissional.

A carga mínima exigida é de 200 horas, as quais devem ser conquistadas ao longo do curso após sua entrada efetiva. Para evitar a repetição de atividades, recomendamos explorar as diferentes oportunidades disponíveis. Aproveite ao máximo e transforme cada experiência em uma oportunidade de crescimento.

Por isso, vamos apresentar aqui o procedimento de registro das Atividades Complementares.

🕒 Planilha de pontuação

No link abaixo, você pode encontrar uma planilha do Excel com macro desenvolvida pela Coordenação do curso para facilitar seus registros.

Link para a planilha (arquivo zip): https://tinyurl.com/55sk6zuc (atualizado em 17/04/2024)

Este aquivo zip contém a planilha em Excel que contém uma macro para gerar um pdf ao finalizar o preenchimento. Quando você baixa um arquivo do Excel que contém uma macro, o Windows pode considerá-lo potencialmente arriscado por padrão. Isso ocorre porque as macros podem executar ações automatizadas que podem ser maliciosas se não forem de uma fonte confiável.

Se você perceber que não consegue executar a macro ou se o arquivo não está funcionando como esperado, pode ser necessário desbloqueá-lo para permitir a execução da macro com segurança. Siga estes passos:

1. Clique com o botão direito do mouse no arquivo Excel na sua área de trabalho.
2. No menu que aparece, selecione "Propriedades".
3. Na janela de propriedades, procure a seção "Segurança" e marque a opção "Desbloquear".
4. Clique em "Aplicar" e depois em "OK".

Isso removerá as restrições de segurança e permitirá que a macro seja executada sem problemas quando você abrir o arquivo Excel. Lembre-se de que só deve fazer isso em arquivos de fontes confiáveis.

Quando a planilha estiver aberta, identifique seu nome e matrícula e a mantenha sob seus cuidados.

É importante que essa planilha esteja sempre atualizada conforme você vai realizando as atividades complementares e recebendo os comprovantes. Na planilha, você pode entrar com dados sobre o tipo de atividade, sua descrição e a data de realização. Reforçamos que é importante também manter organizados os arquivos dos comprovantes. Isso garantirá um registro preciso de suas conquistas acadêmicas.

📌 Dinâmica de registro

1) Quem ainda for começar o registro das atividades complementares deve enviar suas solicitações para o professor responsável, preferencialmente, em 2 blocos, tendo cada um aproximadamente 100 horas juntamente com os comprovantes.

2) Aos que já registraram parcialmente suas horas, pedimos que dividam suas atividades restantes também em até 2 blocos se ainda restar mais de 100 horas a enviar; caso contrário, enviem as horas faltantes em apenas 1 bloco. Em qualquer situação, sempre anexe os comprovantes de cada atividade.

3) Envie os blocos em momentos distintos do curso. A solicitação de registro do segundo bloco de atividades deve ser feita preferencialmente até o início do semestre em que você pretender colar grau. Isso garantirá mais eficiência e organização no registro das atividades.

 

📋Exemplos de preenchimento da planilha

Para orientar o preenchimento da planilha disponibilizada, vamos usar alguns exemplos. Suponha 3 alunos ficitícios (João, Maria e Pedro) que, por preferências pessoais, decidem cumprir as atividades complementares seguindo trilhas bem distintas. Estes exemplos têm como objetivo auxiliá-los no preenchimento correto da Planilha de Pontuação de Atividades Complementares. O registro do número de horas deve respeitar a relação entre atividades complementares e suas respectivas cargas horárias disponibilizada em nosso site. Além disso, as instruções abaixo podem ser usadas como guia para preencher corretamente cada seção da planilha.

João é um aluno apaixonado por pesquisa e ciência.

Devidos aos seus interesses, ele decidiu fazer iniciação cientifica, participar de projetos e aproveitar as oportunidades de participar de eventos científicos, como congressos e conferências. Ele precisa registrar essas participações e ainda contabilizar a publicação de trabalhos completos. Em função de uma relação entre as Atividades Complementares e suas respectivas cargas horárias (veja tabela no site do curso), as seguintes atividades podem ser relacionadas:

- 2 semestres de Iniciação Científica - PIBIC: esta atividade contabiliza 30h/semestre, com limite de 150h. Portanto, ele deve somar 30×2=60h.

- 1 semestre de participação em projeto de pesquisa: nesta modalidade, está prevista 20h/semestre. Assim, João pode registrar 20h na planilha.

- 4 participações em eventos (ouvinte): podem ser registradas 4h/participação, com limite de 32h. Assim, podem-se contabilizar 4×4=16h.

- 1 trabalho completo publicado em anais de eventos: esta atividade permite o registro de 10h/item, com limite de 100h. Com isso, 10h podem ser somadas.

Note que João já realizou um total de 106 horas e que ele pode preencher a planilha para solicitar o registro, já que o número de horas realizadas é aproximadamente igual a 100 horas conforme a “Dinâmica de registro” prevista. Como esta é a primeira vez que vai solicitar, esse conjunto de horas será contabilizado como “Bloco 1”. A planilha preenchida por João pode ser vista no Apêndice deste manual.

Para completar as 200 horas exigidas, 94 horas deverão ser realizadas para registro futuro no “Bloco 2”, utilizando a mesma planilha. Dessa forma, João irá atender aos requisitos e concluir suas atividades complementares.

Para registrar a contribuição de cada atividade, você precisará fazer download da “Planilha de Pontuação de Atividades Complementares”. Após abrir esse documento, será necessário inserir nas linhas em branco da coluna CH relativa ao Bloco 1 ou Bloco 2, o que estiver em preenchimento. Essa coluna é o número de horas dado por CH= (CH unitária) × (#elementos), onde CH unitária é a carga horária prevista para cada atividade e #elementos pode ser número de semestres, eventos, artigos, itens, entre outros, de acordo com o tipo de atividade. Uma carga horária máxima permitida para cada tipo de atividade é indicada na coluna CH máxima, a qual representa o limite máximo de horas que pode ser registrado na atividade, de forma que CH≤CH máxima. Quando esse limite não for respeitado, algumas células na respectiva atividade ficarão na cor vermelha e com o aviso “INVÁLIDO - maior que CH máxima” como sinal de alerta. Certifique-se de que as cargas horárias totais não ultrapassem as cargas horárias máximas permitidas.

Além disso, é importante verificar o resumo geral das atividades complementares realizadas no final na planilha, com o total das atividades realizadas e, quando for o caso, o número de horas que resta a ser realizada. Certifique-se de preencher todas as informações com precisão e conferir os totais de horas em cada seção para garantir a consistência dos dados. Após preencher a planilha, ela servirá como um registro completo das atividades complementares realizadas ao longo do curso.

Vale destacar a necessidade de preenchimento também de uma tabela descritiva para elencar cada atividade desenvolvida no “Bloco 1” e no “Bloco 2”, incluindo uma descrição sucinta da atividade, o período de realização, a quantidade de horas a ser aproveitada como atividade complementar e o nome do arquivo comprovante para facilitar a comprovação (sem o qual a atividade não pode ser validada no registro).

Se você ainda tiver dúvidas, utilize os dois exemplos no anexo, relativos à Maria e ao Pedro, para praticar e estar preparado para preencher suas próprias horas complementares. São apenas exemplos de cenários em que vocês podem completar suas atividades. Por isso, é importante sempre consultar as orientações fornecidas pela coordenação do curso para garantir que suas atividades estejam de acordo com os requisitos estabelecidos.

 

A Coordenação do Curso de Engenharia Química

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